This site is now an archive. For the current version of LCL, please visit learn.media.mit.edu/lcl.

A todos os brasileiros!

heloisazal

Hi, people from "terra da garoa". Let's try to meet each other!
I'm in Perdizes and hope to meet you!

Cristiane

Oi, Heloisa!
Estou em Jundiaí e espero que possamos nos encontrar sim!
Grande abraço,
Cris

eduardogomide

Hi there. Im from Sao Paulo too. Last year I have tryed to attempt to this course, but unfortunately I didnt have time. I`ll try again!

heloisazal

Oi, Eduardo. Prazer em saber de mais um paulistano participando. Vamos nos falando! abs

heloisazal

Oi, Cristiane. Viajo muito Sao Paulo- Valinhos. Passo sempre em frente a Jundiai. Vamos nos falando, ok? Abs

heloisazal

Oi, pessoal! Uma das propostas deste curso é a interaçāo. Alguns de nós já se conhecem (pelo menos virtualmente) de outros cursos, outros sāo novos por aqui. De toda forma, a ideia desse curso é que aprendamos de forma interativa e informal, entre colegas de curso- aliás essa é a grande diferença das salas de aulas vigentes há mais de 100 anos. Podemos nos encontrar aqui e ajudar-nos mutuamente, tirarmos dúvidas e discutirmos. Nesta segunda versão do LCL eles estāo logo de início sugerindo que a gente possa se reunir fisicamente também. Vários grupos de outros países já estāo se organizando neste sentido. Podemos começarmos por um hangout, o que vcs acham? por favor adicionem o link de outros brasileiros aqui que souberem e nao se esqueçam de adicionar vocês no mapa-mundi do curso no link:
https://www.zeemaps.com/map?group=871132
Abs
@eduardogomide @Cristiane @kinoglass @Thais Avelino @isabelqueiroz1 @eveportilho
@sorjacson

isabelqueiroz1

Hello from Recife...:)

heloisazal

Que legal Isabel! Agora descobri como achar os outro brasileiros nesta plataforma. Espero conseguir reunir a turma! Vamos se falando, bjs!

StellaR

Hello from São Paulo smiley

heloisazal

Hi, Stella! Nice to meet you too! I'm also in Sao Paulo,( in Perdizes) and look for participants in Brazil to share reflections about this course. I participated of LCL1 too. This time is suggested we form groups geographically too and try to meet them up, hangouts etc. what is the best time for a hangout for you? Ciao. Heloisa

heloisazal

Hi, everybody in Brazil! During this week I could find other brazilians! nice to meet you all here! I'd like you meet also @jordi g and @StellaR, who are living in Brazil and running LCL@ with us!! :))

StellaR

Oi Heloisa!
I am based in SP but I will be traveling quite a lot in the coming weeks unfortunately.
However I will be here until next thursday if you want to try meeting up!
Otherwise hangouts are fine too!
BJs

Leila

Hi, everyone! I'm from Brasília and I loved to know there are lots of brazilians around here =)
I like the ideia to have a meet up on a hangout, but also we could have a FB group to exchange some links and more interactions. What do you think? It's a pleasure to meet you, guys =D

heloisazal

Hi, Stella! Where in Sao Paulo are you? We could try to meeting up. What are the best days/time for you to hangouts? What about saturday, at 11:30 AM?

heloisazal

Hi, Leila! We're tying this one - a little bit confuse yet- but most of participants use google+ for iterations since it has been used for the last LCL. I think you already have an account. You can find me there too @Heloisa Zal. We're planning a hangout, what time is better for you? What about saturday, at 11:30 AM?

heloisazal

Oi, pessoal! Para quem ainda nāo sabe, ontem a "aula" correu sem maiores problemas. Pudemos assistir aos videos on line com os organizadores, que participaram ativamente do chat, juntamente com muitos participantes. Além dos videos desta semana, também está disponibilizada a transcriçao do chat na íntegra. Interessante dar uma olhada: você poderá achar meio sem-pé-nem-cabeça, pois rolaram várias discussoes diferentes em tempo real entre os participantes. Como muitos observaram, eram difícil fazer isso e acompanhar o video ao mesmo tempo!
Nos videos vocês podem encontrar as explicações para atividades desta semana:

Leitura básica:
Natalie Rusk, Mitch Resnick, Robbie Berg, & Margaret Pezalla-Granlund (2008). New Pathways into Robotics: Strategies for Broadening Participation. Journal of Science Education and Technology, vol. 17, no. 1, pp. 59-69.
Mitchel Resnick (2012): Reviving Papert's Dream. Educational Technology, vol. 52, no. 4, pp. 42-46.

Atividade: criar um projeto no Scratch sobre coisas que você gosta de fazer e adicioná-lo ao studio do curso. Para os novatos em Scratch, tem um video tutorial, do Mitchel Resnick que vale a pena ver: http://discuss-learn.media.mit.edu/t/week-2-activity/697

@eduardogomide @Cristiane @isabelqueiroz1 @eveportilho
@sorjacson @Leila @femartinez @aline z @Joanalins @StellaR

Leila

This time is perfect but this Saturday I won't be at home cry
But I'm in if you decide to do another one =D

Leila

Valeu pelo resumão, Heloisa (y)
Tenho uma dúvida: o horário do unhangout é às 13h (Boston), que seria às 12h aqui, certo? Entrei nesse horário e só tinha o vídeo de apresentação da 1ª aula. Eu errei o horário ou começou mais tarde?
Thanks in advance smiley

heloisazal

Oi, Leila! O horário é às 14
hs aqui!!! Ja fez seu projeto no Scratch?

Leila

Vou tentar assistir ao vivo novamente na próxima semana wink
Não fiz o projeto ainda stuck_out_tongue Essas semana foi tensa kkkk Vc já fez o seu? Se sim, compartilha o link p/ gente ver =)

heloisazal

Hi guys! Live session today (April, 1st), at 14 hs (brazilian time)! See you!
@Cristiane @isabelqueiroz1 @eveportilho
@sorjacson @Leila @femartinez @aline z @Joanalins @StellaR

sorjacson

Heloisa, como vai?
Assisti a sessão junto com vocês. Vi que vocês reuniram numa breakout room, mas deixei de participar disso naquele momento... Se quiserem e precisarem de colaboração, talvez eu posso ajudar em algo.

Feita a oferta, encerro por enquanto. Até mais. Fique sempre bem!
Jacson

heloisazal

Oi, Jacson! Obrigada pela oferta! De que forma vc gostaria/poderia colaborar? Na verdade estou tentando reunir os brasileros participantes deste LCL, mas esta dificil. Desta vez, desde o inicio solicitaram tentar formar grupos locais, próximos fisicamente e ate, se possível se reunir para hangout ou encontros de verdade. Talvez a novidade desta plataforma e dificulte a comunicacao.
As pessoas precisam criar o habito de consultarbos foruns pois nao recebem notificacao por email como era com o Google+. Vamos tentar um hangout?

sorjacson

Olá Heloísa!
Bom receber sua resposta. Nos reunirmos presencialmente é praticamente
impossível neste ínterim. Entretanto, reuniões síncronas e assíncronas
on-line podem ser muito produtivas.

Talvez possamos agendar um hangout, mas penso muito em participar das
próximas breakout rooms... Como foi sua experiência nesta atividade na
última sessão?

Não sei ao certo o que será demandado, mas está claro que precisamos
trabalhar de modo coletivo, para aproveitar bem o LCL2. Assim, ofereço
minhas habilidades de desenho, música e conhecimentos sobre docência e
História, se forem adequadas às atividades que virão. Tenho também alguma
experiência com o Scratch.
Eu gostaria de poder trabalhar com gente que domina o idioma português,
porque minha capacidade expressiva para o idioma inglês é um tanto limitada.

Mantenhamos contato, para acertas se e como poderemos colaborar uns com os
outros para nosso melhor aproveitamento do LCL2

Fique bem. Até mais.
Jacson

heloisazal

Oi Jacson, uma das tônicas do LCL é a interativa, compartilhamento e aprendizagem entre os colegas de curso. Isso é uma das coisas que caracteriza essa nova forma de aprendizagem criativa: aprender através de interações horizontais e bidirecionais e não só do professor para o aluno (s).
Pode contar comigo no que precisar para quaisquer dúvidas. Se não souber, descobriremos juntos!
Vamos combinar um hangout? 2as, 4as e sextas por volta das 19hs sao horarios mais viaveis p mim. Podemos usar o hangout do google+.

heloisazal

Oi pessoal! Como estão todos? O que estão achando do curso até agora? Vamos procurar nos encontrar para um hangout? Abs
@Cristiane @isabelqueiroz1 @eveportilho
@sorjacson @Leila @femartinez @aline z @Joanalins @StellaR

Cristiane

Oi, Heloisa! Eu estou gostando muito do curso. Na verdade, percebi que era exatamente o que eu procurava há algum tempo! smile
Adoraria encontrar pessoalmente com aqueles que moram por SP. Só que não posso à noite, como vc havia sugerido. Você pode à tarde? Mais alguém poderia?
Grande abraço!

heloisazal

Oi, Cristiane! Legal vc ter respondido!
Sugeri fazer hangouts a noite, porque mais provável de achar o pessoal em casa. Vc já participou de algum? É bem legal!! Sabe como funciona?
Para nos encontrarmos pessoalmente pode ser à tarde sim, claro!
É só dizer o dia que for melhor para vc e a gente combina. Bjs

Cristiane

Oi, Heloisa!
Eu havia entendido que iríamos nos encontrar as 19h... mas hangouts podem sim ser bem interessantes neste horário.
Com relação a nos encontrarmos, vou me organizar e entro em contato com vc, ok?
Beijos!

sorjacson

Oi Heloisa e pessoal!

A minha opinião é que o curso é tri importante.
A temática dessa semana são as parcerias. Penso que precisamos nos comunicar se quisermos nos emparceirar na atividade desta semana com gente de nosso idioma e de nossa cultura brasileira... eu estou disposto.
Vamos colaborar nisso?

Jacson

Leila

Oi, Heloísa! Estou sumidinha porque minha rotina é muito sem rotina kkk e isso tem dificultado minhas atividades, mas tá chegando o feriado para eu colocar tudo em dias (thank God!). Mas super topo participar do hangout e trocar boas conversas e ideias. Dos horários que vc sugeriu, só não posso nas sextas porque gravo um hangout com o resumão da semana wébica às 21h no meu site kkkk aliás, estão todos convidados para acompanhar wink
youtube.com/tvsala ou sala.org.br

Mas estou super in nos encontros, só marcar que apareço =D
OBS: obrigada por nos conectar, Heloísa! Sempre fico feliz qnd recebo seus emails do fórum.

Bjim sunny

heloisazal

O que vocês acham de fazermos um hangout amanha as 19hs? Nem que for so meia hora, pelo menos pra começarmos? Gostaria de saber quem pode amanha! quem tiver outras ideias, ótimo! @sorjacson @Leila @Cristiane @isabelqueiroz1 @femartinez @eveportilho
@StellaR @Joanalins @aline z

Leila

Na sexta é super complicado para mim (devido ao programa que gravo), mas se for por meia horinha, acho que consigo aparecer wink

heloisazal

Uma ideia é fazermos um projeto em Scratch juntos. Isto pode ser feito remixando um projeto inicial, ou cada um cria um sprite e suas falas. Podemos fazer um projeto falando sobre o Brasil, que estaá em destaque no mundo, principalmente em anos de copa. Fiz ano passado um mostrando paisagens brasileiras, etc, que gostaram bastante. Vai aí como inspiraçao! Postem suas ideias e/ou as anotem para também discutirmos no hangout, que tal?http://scratch.mit.edu/projects/10829560/

heloisazal

É mesmo, vc tinha dito! Que hora é melhor para vc? pelo menos a gente começa, né?

heloisazal

Jacson, vamos nos reunir para hangout amnaha as 19 hs. Cristiane e Leila ja confirmaram. Vamos usar o hangout do google+, Ok?

Cristiane

Oi, Heloisa! Eu entendi que a atividade deve ser discutir um tema, não é isso?

heloisazal

Na verdade a ideia é que a gente interaja para aprendermos uns com os outros, refletir, discutir. Pode ser a discussão de um tema que escolhamos aqui no forum, ou num hangout ou criarmos um projeto juntos, por exemplo em Scratch: "question, challenge,issue, tool, project or activity. Podemos, por exemplo, escolher um tema para discutir no hangout, e depois apresentamos os resultados , tipo um resumo das ideias e reflexões de cada um, das conclusões que chegamos, das impressões e sensações de cada um. No geral vamos aprender a interagir, compartilhar aprendizagens, sensações, dificuldades. Aprender uns com os outros. Aprendermos a nos expor, a aceitar criticas e ideias, errar e acertar, sempre refletindo e aprendendo com o proprio processo, tudo isso de forma criativa. Por isso mesmo é bastante livre e cheio de opções, totalmente diferente dos rígidos padrões de aprendizagem que têm sido utilizado há décadas!

heloisazal

Oi pessoal! Vamos nos reunir num Google+ Hangout hoje às 19 hs! Apareçam para trocarmos ideias e nos conhecermos melhor!! Até la!
@Leila @Cristiane @sorjacson @eduardogomide @isabelqueiroz1 @eveportilho
@femartinez @aline z @Joanalins @StellaR

heloisazal

Ola amigos! Hoje, Cristiane e eu fizemos um mini hangout (em termos de número de participantes) mas um super big hangout em termos de energia, ideias e reflexoes. Cristiane é maravilhosa! Foi um prazer conhece-la um pouco, esperando conhecer mais a todos voces. Estamos planejando novo hangout na segunda-feira. Quem pode e qual o melhor horario?Abs!

heloisazal

Visitei um espaço de aprendizagem criativa em São Paulo, do Grupo de maracatu "Bloco de Pedra". Foi uma experiencia maravilhosa, o som contagiante. Mas algo que tambem me surpreendeu foi a forma como todo o processo de aprendizagem ocorre.Maracatu Bloco de Pedra. Fiz uma pequena apresentação utilizando google+. Postei no item da atividade correspondente, mas coloco aqui tambem para discussão com vcs. No último slide tem um video muito legal do grupo que peguei no Youtube.

heloisazal

Hi everybody! Today hangout at 8 PM (Brazilian time).Join us!!

sorjacson

É meu horário de trabalho , e não pude comparecer novamente... Talvez eu possa colaborar com vocês de modo assíncrono.

Is my working hours, and I could not attend again ... Maybe I can work with you asynchronously.

heloisazal

Hi, Jacson. Estes horarios sao sugeridos por membros do grupo. Tentamos nos comunicar da melhor forma possivel, nao necessariamente por hangouts. Mas seria muito bom se um dia conseguissimos nos reunir, Por favor diga os horarios melhores para vc. abs

heloisazal

Hi, everybody! I invite you to participate of a collaborative Scratch project. Click on the link and go to the project page to make your remix adding yourself to the Brazilian map. There you'll find some instructions to do it.
Brazilian LCLers

heloisazal

[Happy Easter!!] - I used Scratch to wish you a happy easter!

isabelqueiroz1

Oi pessoal, sou de Recife e estou me atualizando com o LCL agora, mas fiz o curso ano passado. Gostaria de saber um pouco da interatividade, como está até agora? O que estão achando do curso? Quem trabalha propriamente na área de educação por aqui? Sou jornalista, mas esse semestre comecei a ensinar inglês e vou tentar mestrado em Design agora em maio aliado à metodologias educacionais smile

heloisazal

Hi, eveybody! Don't forget: Next Tuesday, May 27th at 1pm Eastern, we have the LCL Reunion (After Party)> Hope to meet you there!

Oi, pessoal! Td bem? Na próxima terça-feira, dia 27, as 14hs daqui, teremos uma nova sessão do curso para apresentar, discutir e trocar ideais.

Estarei em um dos breakout rooms no intervalo, para conversarmos melhor. Abs a todos e ate la!
@Cristiane @sorjacson @isabelqueiroz1 @Leila @StellaR @sashastef @Sandy @Veerle @danoff

heloisazal

Pessoal! Para ainda quem nao sabe, a sessão de amanha, 28 de maio foi adiada. A nova data ainda nao foi divulgada.

Hi everybody! the after Party session that would be on 28 May, has just been postponed. The new day haven't be anounced yet! Thank you! @sorjacson @Sandy @sashastef @Veerle
@Sandy @isabelqueiroz1 @StellaR

willyanrafhael

Bom dia! Sou do Estado do Amazonas.
Atualmente sou funcionário publico federal, exercendo o cargo de Técnico de Laboratório Psicomotricidade e Ludoteca na Universidade Federal do Amazonas.
Tenho interesse em aprender o Scratch para confeccionar jogos e aulas interativas.
Onde posso baixar a versão em português?

keiko_matsumura

Olá Heloisa, tudo bom? Esta é a minha primeira vez aqui na LCL smile Ainda estou tentando entender e me manter atualizada com os posts anteriores, já vi que várias reuniões e aulas foram dadas.
Eu vi um vídeo do Scratch Day São Paulo, parabéns pela iniciativa!!! Uma pergunta: as crianças já tinham muita familiaridade com o computador/inglês/matemática? Teve alguma dificuldade? Quando será a próxima?? smile

Há uns três meses meus amigos e eu fomos ensinar como desenvolver jogos para celulares aqui em uma comunidade de São Paulo. As crianças adoram jogos. Apesar disso, percebemos que muitas delas não possuiam muita (quase nenhuma) familiaridade com computador, matemática, muito menos inglês. Apesar de elas terem conseguido fazer um joguinho básico com as instruções que demos, existe um gap pra que elas consigam continuar a fazer mais e a se desenvolver.
Essa situação me dá um certo desespero...

Aí cheguei no seu projeto! E fiquei interessada, pode ser um passo pras crianças aprenderem lógica e terem uma noção de como mexer no computador antes de codificar tudo! smile

heloisazal

Olá, Willian! Que bom saber que temos mais brasileiros participando! A tanto a versao 1.4 como a mais nova do Scratch, a 2.0, tem disponiveis varios idiomas. . Basta clicar num pequeno globo e selecionar o idioma desejado. Este globo esta acima, à esquerda na barra do menu principal do scratch, na pagina de code do projeto ("see project page"). espero ter ajudado. Qualquer duvida encontre-me tambem na pagina do Google +, Heloisa Zal. abs

heloisazal

Olá, Keiko! As criancas tinha familiaridade com computador mas nenhuma com programacao e nunca tinha ouvido falar de scratch. Sobre LCL posso dizer que e muito interessante mas muita coisa para a falar a respeito! Faco parte desde ano passado, quando foi o primeiro LCL.
O bacana do Scratch e que nao requer nenhum conhecimento previo de matematica ou computacao, por ser bastante intuitivo. Quanto a lingua, isto tambem nao e problema, pois pode-se escolher o portugues no meu principal , clicando no globinho entre as palavras Scratch e File. Veja tambem resposta ao post acima, a william.

Muito bacana a iniciativa sua e dos amigos. Onde e a comunidade? Voce esta em qual bairro em sao paulo? Coloco-me a disposicao para ajudar no que for preciso. Heloisa Zal (Google+)
abs